A biodiversidade ou diversidade biológica refere-se à variedade de formas de vida presente na Terra (diversidade de espécies), aos genes que as constituem (diversidade genética) e aos ecossistemas dos quais são parte (diversidade de ecossistemas). O termo biodiversidade tornou-se conhecido na literatura científica nos anos 1980 e passou a ser mais difundido a partir da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Cnumad), também chamada RIO- 92. Durante essa conferência, ocorreu a Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), na qual 175 países, incluindo o Brasil, assinaram medidas gerais para conservação e utilização sustentável da biodiversidade.
A consciência de que é preciso diminuir os riscos que afetam a vida das inúmeras populações vivas adquire-se, dentre outros, pelo conheci- mento das complexas interações entre os processos sociais, econômicos, políticos, históricos, biológicos e geográficos e tem na escola um dos elementos importantes para sua apreensão.
Para desenvolver tais compreensões, a educação escolar necessita que a ação pedagógica inclua uma discussão multidimensional da ciência, na qual os conhecimentos científicos sejam entendidos na sua história, natureza e relação com a sociedade, criando condições para os alunos aprenderem conteúdos que sirvam de instrumentos à compreensão crítica da realidade, como também entenderem relações mais amplas e diversificadas, fundamentais ao exercício da cidadania.
Dentro dessa perspectiva o jogo eletrônico está dentre os artefatos digitais mais fascinantes da atualidade, mas se destacam por despertar ainda muita controvérsia sobre sua adoção nas atividades escolares. Os jogos eletrônicos não podem simplesmente ser transplantados para a escola sem que uma grande mediação pedagógica tenha que ser feita.
Esta oficina tem como objetivo então, testar a viabilidade de ações educativas associadas ao uso de jogos eletrônicos, que possam propiciar ganhos cognitivos, mudanças de valores e bem como auxiliam na construção de uma consciência social e individual voltada à conservação dos bens naturais, inclusive os biológicos.
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